terça-feira, 9 de maio de 2017

Iogurte de Leite de Coco

Ingredientes:
1 copo de coco seco ralado grosso ou em pedaços(Aproximadamente 150g da polpa)
2 copos de água quente
1 colher (chá) de ágar ágar (opcional, mas ajuda na consistência)
2 colheres (sopa) de polvilho doce
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
1 cápsula ou 1 envelope de probiótico ou 1 envelope de fermento para iogurte (encontra-se em casa de produtos naturais ou em farmácias de manipulação)

Modo de preparo: 
Bata no liquidificador o coco com a água quente por aproximadamente 5 minutos. Coe em um pano de prato limpo e extraia todo o leite (use apenas os dois copos de água, pois nessa receita o leite de coco precisa ser mais concentrado). 
Transfira o leite de coco para uma panela e adicione o ágar ágar, o polvilho doce e o açúcar e misture bem até dissolverem. Acenda o fogo e mexa sem parar até engrossar no ponto de um creme espesso, mas mole. 
Desligue o fogo e espere que atinja aproximadamente 45°C (se você não tiver um termômetro culinário, apenas coloque um dedo limpo e você deve agüentar ficar com o dedo dentro por aproximadamente 10 segundos sem se queimar, se for muita fácil quer dizer que o leite esfriou demais, daí vale a pena dar uma leve reaquecida). 
Quando atingir a temperatura certa, adicione o probiótico ou o fermento para o iogurte, misture bem e transfira a mistura para uma vasilha de vidro e cubra com um pano limpo não muito grosso. 
Deixe fora da geladeira por aproximadamente 12 horas para fermentar. Após esse período leve a geladeira e quando estiver geladinho sirva puro ou com frutas, mel, castanhas... 

Dica: 
Aproveite o bagaço do leite de coco para enriquecer receitas de bolos, panquecas e biscoitos (aqui no site tem algumas opções). 
Esse iogurte fica uma delícia batido com frutas frescas.

Rendimento: 5 porções.


6 comentários:

  1. Qual probiótico posso usar ..e qto ao fermento p iogurte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O probiótico pode ser o da Simfort ou o fermento pode ser o TopTherm. <3

      Excluir
  2. Tenho uma criança ApLV. É muito difícil p mim, vê la querendo tomar um iogurte e outros alimentos cm leite, e não poder dar a ele. Doi no meu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura receitas no site criar comer crescer. Ela tem muitas receitas direcionada para pessoas com as mesmas restrições alimentares que sua filhinha.
      Forte abraço
      Deus abençoe vcs.

      Excluir
  3. Já tentei fazer esse iogurte, porém quando coloquei o ágar ágar ele ficou escuro e não tive coragem de comer 😩

    ResponderExcluir