terça-feira, 9 de maio de 2017

Iogurte de Leite de Coco

Ingredientes:
1 copo de coco seco ralado grosso ou em pedaços(Aproximadamente 150g da polpa)
2 copos de água quente
1 colher (chá) de ágar ágar (opcional, mas ajuda na consistência)
2 colheres (sopa) de polvilho doce
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
1 cápsula ou 1 envelope de probiótico ou 1 envelope de fermento para iogurte (encontra-se em casa de produtos naturais ou em farmácias de manipulação)

Modo de preparo: 
Bata no liquidificador o coco com a água quente por aproximadamente 5 minutos. Coe em um pano de prato limpo e extraia todo o leite (use apenas os dois copos de água, pois nessa receita o leite de coco precisa ser mais concentrado). 
Transfira o leite de coco para uma panela e adicione o ágar ágar, o polvilho doce e o açúcar e misture bem até dissolverem. Acenda o fogo e mexa sem parar até engrossar no ponto de um creme espesso, mas mole. 
Desligue o fogo e espere que atinja aproximadamente 45°C (se você não tiver um termômetro culinário, apenas coloque um dedo limpo e você deve agüentar ficar com o dedo dentro por aproximadamente 10 segundos sem se queimar, se for muita fácil quer dizer que o leite esfriou demais, daí vale a pena dar uma leve reaquecida). 
Quando atingir a temperatura certa, adicione o probiótico ou o fermento para o iogurte, misture bem e transfira a mistura para uma vasilha de vidro e cubra com um pano limpo não muito grosso. 
Deixe fora da geladeira por aproximadamente 12 horas para fermentar. Após esse período leve a geladeira e quando estiver geladinho sirva puro ou com frutas, mel, castanhas... 

Dica: 
Aproveite o bagaço do leite de coco para enriquecer receitas de bolos, panquecas e biscoitos (aqui no site tem algumas opções). 
Esse iogurte fica uma delícia batido com frutas frescas.

Rendimento: 5 porções.


2 comentários:

  1. Qual probiótico posso usar ..e qto ao fermento p iogurte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O probiótico pode ser o da Simfort ou o fermento pode ser o TopTherm. <3

      Excluir