quarta-feira, 14 de junho de 2017

10 Truques para um Churrasco Saudável


Uma das dificuldades do emagrecimento é o isolamento social que as dietas restritivas provocam. Mas em um processo de reeducação alimentar o paciente aprende como ser criativo e a transformar o ambiente para aproveitar o momento sem perder o foco de seu objetivo principal da perda de peso e manutenção da saúde.

O churrasco faz parte da cultura brasileira e como manter o foco no plano alimentar é sempre uma dúvida em consultório, por isso resolvi escrever esse artigo para que todo mundo possa aproveitar um churrasquinho, se divertir e de quebrar se nutrir!

A seguir algumas dicas de como fazer trocas inteligentes, diminuir o consumo de alimentos menos nutritivos e tornar algumas preparações mais saudáveis. 

  1. Qualquer guloseima fica mais apetitosa quando estamos com fome, por isso no dia do evento siga seu plano alimentar fielmente e evite chegar com fome no local, para isso, caso necessário, faça um lanche leve com frutas e castanhas antes de sair de casa. 
  2. Comece pelas saladas de folhas e legumes e tempere com azeite extra-virgem, molho vinagrete e limão. As fibras diminuem o apetite. Evite os molhos cremosos e a maionese. 
  3. Seja um adepto dos espetinhos de legumes assados, que além de acompanhamento saboroso é rico em fibras e em nutrientes. Sugestões: abobrinha, berinjela, cogumelos, palmito pupunha, cebola, tomate cereja, pimentão, espiga de milho e o aspargo (deixar de molho em água por 30 minutos antes de grelhar). Tempere os legumes com azeite, ervas e sal integral. 
  4. Como fonte de carboidrato prefira a batata-doce ou o inhame assados. O arroz integral e a quinoa também são boas opções. Evite os pães e as farofas. 
  5. Não exagere no sal. Utilize as ervas e temperos naturais como tomilho, endro e alecrim. 
  6. Prefira as carnes magras como fraldinha, maminha, baby beef, peixes e frango. Evite os embutidos (lingüiça), a pele do frango, a costela, o cupim e a capa de gordura da picanha (retire toda gordura aparente). 
  7. Evite as bebidas alcoólicas, principalmente cerveja e chope. Se for consumir prefira uma taça de vinho ou uma caipirinha de frutas sem açúcar – se precisar adoçar utilize Stévia. Não exagere. 
  8. Beba chá de hortelã, alecrim ou água com limão para ajudar na digestão. Evite os sucos de caixinha e os refrigerantes. 
  9. Para a sobremesa aposte nas frutas assadas polvilhadas com canela (banana, abacaxi e maçã ficam deliciosas!). 
  10. Se o churrasco não for na sua casa, seja gentil e surpreenda o anfitrião levando algumas dessas opções para serem compartilhadas por todos os outros convidados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário